13.7.15

Não desanime

            O que é a expectativa de algo? Talvez uma boa definição seja "expectativa é fazer planos". Claro, todos sabem disso. Todos nós temos planos. Mas algum planejamento muitas vezes é feito somente com um lado "A". Muitas das vezes ao se planejar, não se é feito um plano "B", "C" ou até mesmo "D". Muitas das vezes o plano "A" falha e todas as nossas expectativas se esvaem.
            Infelizmente é isso que acontece.
            E o que devemos fazer? Desistir? Chorar? Reclamar do quão duro as coisas são? Somente falar o que teria acontecido caso o planejamento se realizasse? Criar novas expectativas falsas de que as coisas podem mudar do nada sem que façamos algo? Não... Nós devemos é planejar mais. Devemos sacodir toda poeira dos planos antigos e criar novos. Devemos nos empenhar no que causou a falha de nossos planos e corrigi-la. Não quero dizer que não devemos nos sentir tristes por algo que deu errado, pois isso seria impossível. Mas não devemos nos abater e ficar apontando culpados: devemos seguir em frente.
            Devemos levantar a cada queda e refazer nosso caminho. Devemos aproveitar cada falha nossa pra mapear melhor o território que queremos percorrer. Não importa se o seu território seja um campo minado, a cada falha sua marque onde errou para que não cometa o mesmo erro novamente. Se se o seu mapa não lhe ajudar a explorar o território em questão, peça ajuda a quem pode lhe guiar a mapear melhor tal território, pois não há vergonha alguma nisso.

            Não importa qual seja o objetivo ou território, não desista quando o seu plano falhar ou quando o seu mapa lhe deixar perdido: refaça tudo outra vez e refaça melhor. E como um amigo meu já me disse: “você é inteligente [o bastante], vai conseguir”.